Friday, February 10, 2006

Merecemos?

A faculdade começou....


Ajudante geral......

Que raios faz um ajudante geral?

Bom... essa pergunta vou ter solucionada na próxima segunda feira, tenho uma entrevista marcada nela espero além é claro de acabar com essa minha dúvida, conquistar a bendita vaga....

É.... ajudante geral....

Não... não que seja desonroso trabalhar nessa função, porém, olha oque estamos nos sujeitando nesse mundo, arrumei essa entrevista hoje (sexta feira 10/02/2006), após mandar muitos curriculuns, e ja ter realizado duas entrevistas em concorrencia a outras duas vagas....
Como ja é claro... não consegui nenhuma das duas...

No primeiro momento, me senti incompetente para ambas, mas fazendo uma reflexão vejo que a questão não é mais essa, estamos a merce de situações tão constrangedoras, que somos obrigados a responder a perguntas "por que o Sr. está atrás dessa vaga se o seu últiumo sálario era o dobro do que lhe ofereço...."
Bom... acho que se estou lá, realizando dinâmicas, passando carões e ensinando os meus concorrentes diretos a preencher a ficha de seleção talvez seja por que estou precisando trabalhar..... TALVEZ.....
A situação é tão estranha, que escuto comentários que se não me consolam, me intristecem, pessoas altamente capacitadas, fazendo cursos dos mais concorridos nas faculdades mais concorridas, falando mais de uma lingua, e tendo que desempenhar cargos que lhe arrancam a liberdade, o seu tempo de lazer, o tempo com a família, oferecendo, quantias generosas o suficiente para quem sabe, almoçar e conseguir pagar as contas básicas de sua necessidade...
Antigamente, se estudava até a faculdade, para quem sabe dar algum conforto para seus filhos...
Hoje em dia se estuda até a faculdade para se tentar sobreviver, não se fala mais em luxo, se pensa, "caramba... será que algum dia conseguirei ter uma casa?" será que algum dia conseguirei comprar um carro? mesmo que for usado!?" "como as pessoas conseguem se casar??" como conseguem se hoje em dia está cada vez mais dificil e cruel esse mundo onde o cara que tem não pensa que se os outros não tiverem um minimo de vida e dignidade... logo ele também não a terá....
Estamos vivendo em um mundo que ao invés de as crianças receberem uma educação que a capacite para o futuro... ela recebe uma bolsa escola... um trocado, algo que ela não encontra uma garantia, algo que cega a família dela, algo que os "Chalitas" chamam de Educação do amor... pedagogia do amor....
Prefiro pensar que o certo seria um emprego bom para o pai dessa criança, um bom acompanhamento familiar para a mãe... e uma escola que desse perspectiva, assim não precisariamos de bolsa escola, não precisaríamos de material escolar gratuito, não precisáriamos ir à escola para comer a merenda escolar....
Na verdade, do que essa situação precisa... é consciencia, é vergonha... é reflexão, para percebermos o buraco em que estamos entrando, não devemos aceitar, calar, silenciar....

Estou triste.... triste e cansado.....

Bjo na testa, quero voltar a escrever coisas boas por aqui...

4 comments:

Anonymous said...

Oie
Li o que vc escreveu, como eu já havia dito vc escreve muito bem, consegue transpor bem suas idéias, mas vamos lá, não é apenas o escrever bem que interessa, é o senso crítico que vc tem bem afiado,

Beijos!
Jessica

Anonymous said...

A gente acorda e reflete. Come, dorme e depois reflete novamente. Às vezes, após essa reflexão a gente toma banho. Não há dia em que não tenhamos que refletir, senão como poderíamos continuar a vida. Fico triste ao ver essas suas palavras. Fico triste porque imagino conhecer um pouco de você que vai além disso, pois ainda respira inteligência... não entenda agora, apenas respeite que ainda te tenho alguma admiração...

Cindy

Anonymous said...

Que bom kiko!!!
Está de uma certa forma mais tranks com essas coisas de trabalhar né??
Percebeu que o problema não é vc, que não é um inútil, mas sim que onde vivemos atualmente querem pessoas inúteis..... massss fico feliz em lhe informar que vc não é um desses, e também não será um!!! :)))...... mas tb sabemos da necessidde de sobreviver.....

Abraços pessoa kikoviska!!!!

Heveline

Anonymous said...

Aquela conversa que a gente teve te deixou inspirado, heim? Eu até estou evitando falar sobre isso... Quero esperar chegar na hora e ver pra crer... Não quero sofrer por antecedência e nem ficar tentando adivinhar o que vai ser de mim quando eu sair da FAU... Vamos que vamos, é a vida...
Beijinhos!