Thursday, August 25, 2005

E quem é o selvagem?

Ai que frio né! nossa ! esse clima muda de uma hora para outra! Deixa todo mundo doente! ATCHIM! arf arf....

Ontem eu comprei um livro muito legal! caramba! não achava que seria tão legal assim! na verdade eu to no comecinho dele...! mas dele ja tirei uma historinha! quero contar ela para vocês!

Então!!!! Vamos falar sério???


" Uma vez um velho perguntou-me: Por que vem aqui de tão longe buscar lenha?? em sua terra não há dela para se aquecer? Respondi que tínhamos muita, mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos como ele supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir tal qual eles com seus cordões de algodão e suas plumas.
Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? - Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar, e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. Ah! tu me contas maravilhas, acrescentando depois de compreender o que eu lhe disse: Mas esse homem tão rico de que me falas não morre??? - Sim, disse eu, morre como os outros.
Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? - Para seus filhos se os tem, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximo. - Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também? Temos pais, mães e filhos a quem amamos, mas estamos certos que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.... (Léry 1960:151-61) "

RIBEIRO, Darcy - O Povo Brasileiro - Brasiliense. São Paulo 2ed.2004

Ahhhh.... queria eu.... é queria eu ser assim....

Um beijo na testa... o menino triste vai "nanar" agora....

5 comments:

Anonymous said...

Bom dia Kiko...
Uma linda mensagem escreveu hoje né...
Vc sabe o quanto é especial pa mim neh..!!!
Muito obrigada por ser meu super amigo irmão!!!
Tenha um timo final de semana
Beijos e Ce cuida tah

Anonymous said...

Pois é exatamente isso que eu vivo falando pras pessoas!!!
Beijinhos!

Anonymous said...

Que dahora, fiquei com vontade de ler esse livro tb. Devia ser isso que acontecia mesmo...

Flw Kikufididu!!!

Anonymous said...

ahhh! bunito mesmoooooooo! gosteiiii! =)
Bjossss!!!

Anonymous said...

sei lá meu, eu lí porém to sem kbeca de pensar em nda!!!

mas naum fica triste naum!

abracos