Sunday, September 25, 2005

"De B.P. Trago o espírito....."

Estou escutando Imagine... aquela perola do John Lennon, fala para nós imaginarmos um mundo melhor, um lugar melhor para a gente viver, nesse final de semana eu visitei um grupo escoteiro e conversei bastante com um grande amigo (Irmão) meu que faz parte de outtro GE, uma coincidencia entre um e outro, é que no Ge que eu visitei há tempos ja venho escutando estórias sobre uma crise que assola o Grupo, e esse meu amigo também, parece estar preocupado com algumas coisas que estão acontecendo la na "casa dele", eu entrei no movimento escoteiro em 1997, ja faz um tempinho, fui expulso de um grupo e fui parar em outro, que apesar de ter suas diferenças eu considero um Ge fantástico, por que não há mais brigas internas entre os adultos que dirigem o grupo....
Mas já houveram e ainda bem ... eu não fiz parte delas.....
Todo mundo que é do meio escoteiro, sabe que eu sou um dos maiores "arroz de festa" e isso me tornou um cara conhecido, no começo de tudo isso quando eu comecei a conhecer o pessoal, eu ouvia muitas coisas sobre o pessoal que saiu do meu grupo e foi fundar outro... de alguns oputros GEs também... coisas do tipo " eles são metidos...." eles são chatos".... bom.... quando eu chegava perto sempre me perguntava.. " Caramba... de quem eles estavam falando??? não tem ninguem desse jeito aqui!"
Acontece o seguinte.... quem tinha me contado eram na verdade as pessoas que não mereciam ser escutadas... elas eram ADULTOS....
CARACA! para que serve o adulto no ME??? bom...
Ele serve para ser o responsável pelas atividades, tanto no aspecto educativo quanto no aspecto legal...
o adulto VOLUNTARIO no movimento é alguem que se propõe a fazer o melhor para ajudar na educação dos jovens que um dia serão os adultos aqui nesse mundo, então pressupõe-se que esses adultos trabalham por um mundo melhor!???
Caramba! mas como! por que então a gente ve tanta hipocrisia???
Devemos usar aquela Máxima?? " ALguns deles não foram membros juvenis!"
Bom... não sei... por que escotismo, como todos sabem, não funciona também para aquele jovem que não entendo oque realmente é esse espírito de fraternidade e amizade....
A gente ta cansado de ver meninos entrando no ME só para conhecer garotas, meninas pensando em conhecer meninos... etc... tem aqueles lobinhos que quando viram escoteiros percebem que não gostam do esquema e também se afastam, mas enfim... é natural... não adianta imaginar que todos deveriam ser escoteiros.... é a mesma coisa que imaginar que todos deveriam gostar apenas de ver filmes de comédia.... temos que respeitar quem não ama e não compreende o movimento.... mas mantém também o respeito a nossa paixão....
A minha crítica vai nesse post, para aquele pessoal que entra no movimento... não compreende o espírito, e depois começa agir de acordo com seus interesses pessoais, tentando realizar suas próprias vaidades, e com isso... acaba é estragando com o sonho de muitos...
EU conheço ótimos escoteiros que não sabem fazer um nó sequer.... e também ja conheci diversos péssimos chefes que sabem absolutamente tudo da teoria escoteira, mas não entendem nada ... nadinha mesmo do principal.... daquilo que é oque nos faz brilhar os olhos.;..que muitas vezes nos emociona... aquele arrepio que da quando a gente " escuta o silencio de um hastear de bandeira numa tarde de acampamento.... estou falando... de ser escoteiro de verdade, aquele que sabe o por que estamos la todo sábado.
Escoteiro não é aquele que faz tudo dentro da sua sede, e depois fora dela se comporta como um pulha....
tentamos passar algo para os meninos para agirem assim???
então por que muitos de nós agimos dessa forma???
Não quero me auto enaltecer, mas acho que posso falar um pouco mais sobre isso, por acaso há coisa melhor que receber um abraço de um lobo, e depois o agradecimento dele que não vem com palavras mas sim com seu sorriso, e aquele " Akelá... foi muito legal aquele jogo!!!" não não tem!
Então por que por acaso a gente ve tanto chefe brigando p saber quem vai ser o presidente do grupo???
Os ideias que partilhamos não são os mesmos???
Quem disse que o presidente tem que mandar alguma coisa???
ele tem que ser o representante das idéias do resto do grupo....
Grupo tem que trabalhar em gestão de grupo... não em ditadura de grupo.....
Sei que as pessoas que eu conversei tem esse espírito escoteiro, e quem ler isso e entender oque eu quis dizer... vai poder me ajudar nisso...
Não fale mal, nem critique qualquer outro grupo antes de conhece-lo
Não julgue um escoteiro se você ainda não perdeu uma noite tomando cervejas com ele, você pode descobrir muita coisa boa, em quem você menos imagina....
Foi assim, com quem hoje eu considero sem duvida um daqueles que está "empatado" no meu Ranking de melhores amigos... o Filipe - grande Presunto, quanta coisa a gente não aprendeu sobre amizade e espírito escoteiro não é mesmo???
Não vamos deixar quem não entende do assunto (escotismo) estragar oque é nossa paixão....
Mas também não vamos afasta-los ... estariamos caindo no mesmo erro.... vamos brigar para poder ajuda-los.... esse é o real Espírito.... essa .... É a real intenção...

Bah! ja Falei muito não é mesmo????

Um beijo na testa meus irmãos.... amo muito vocês!

10 comments:

Anonymous said...

Hi! Great blog here! Keep it up....

UHAUHUAHUHAUHA

bem sem palavras como sempre.. qd agente descobre o real sentido do escotismo agente nunca mais o larga

desculpa te encher valeu

thanks bye

ahuauhauh

Fi

Anonymous said...

Bom, Kiko, como sempre um belíssimo texto... E não tem nem como eu não concordar... Eu sei bem do q vc está falando... Quem vive de verdade o escotismo entende totalmente o q está se falando... Acho até q vou mnadar para os chefes do meu grupo, pq alguns são exatamente como vc falou...
Sua sensibilidade é algo q me surpreende sempre. não pq não acho q vc seja capaz, mas por ficar encantada em ver como vc consegue se expressar... PARABÉNS!!!! Mil bjs e boa semana

Anonymous said...

É verdade, o nosso grupo é abençoado por não haver brigas entre chefes... (nos poucos meses que eu estive com vcs nunca vi nenhuma)
Ainda bem que existe mesmo esse espírito escoteiro, pois mesmo sem saber fazer nada direito eu ainda amo o movimento e me orgulho cada vez mais de participar dele.

PS: É verdade, o PRÊ é lindo!!!

Anonymous said...

não tem coisa melhor q trabalhar com os pivas...


mesmo q vc perca td sua energia com eles..ihihihhi

realmente falta mto essa ideia na cabeça dos adultos..que por vezes são mais crianças q o mais novo lobo da alcateia..discutindo coisas q n ao levariam a lugar nenhhum a não ser seus proprios interesses...

resumindo..é foda!
beijo pra vc kiko..o pacificador escoteiro hiihih =0)

Anonymous said...

CAraca....
Me deixou ate emocionada... nossa como me stressa ver aqueles chefes abacas discutindo por tanto motivo besta!!!
SAbe vc realmente é um escoteiro... um irmão escoteiro... e espero estar ao seu lado nessa jornada que é a vida...
Afinal: "Temos escotismo no coração.. e um lema a cumprir!!!"
Beijos e Boa semana...

Ahhh to com saudade..
Veh se aparece viu...

Anonymous said...

olha,
tudo que voce disse concordo em genero numero e grau.

enfim,

...

Anonymous said...

Não sei ao certo o que dizer, tipo eu concordo como todos.
Tive muito problemas, nunca desisti deles no movimento, vc mesmo sabe que eu só não volto pq eu ando tendo problemas em casa com o velho...
Porém eu jamais irei desistir do escotismo e de mostrar o real sentido dele.
Como aquele logan Idiota do Mc´donalds "Amo muito tudo isso"

Anonymous said...

Escotismo: ame ou odeie!
é 8 ou 80!
preivísvel, ou imprevisível!!!
só sei q já viciei e vai ser foda largar...
se um dia eu sair desse mundo vai ser por decreto, lei federal ou por pura falta de motivação!

bola pra frente, e que os infelizes sem escotismo no sangue que nos perseguem fiquem bem longe....

Anonymous said...

E ae!

Concordo com muitas coisas que você disse neste texto....
Mas não concordo com o fato de o cara não ter sido membro juvenil ser desculpa para estragar o M.E.
Mesmo por que hoje eu estou vivendo uma situação em que uma chefe que entrou mo M.E. aos 28 anos dá um baile em um outro que eh um dos mais antigos que eu conheço.....
Infelizmente temos pessoas muito boas, que foram sim memberos juvenis, que estragam, o M.E. e por tabela ainda desmotivam pessoas novas como essa chefe....

Bom mas eu sou teimosa....e enquanto tiver forças para abrir os olhos trabalharei em prol dakeles mulekes pentelhos que te tiram o sossego mas dão risadas tão gostosas que é impossível largá-los!

Bjão Kiko!!

Anonymous said...

Sabe kiko...tudo akilo que vc escreveu esta correto...to sentindo falta de paz no meu GE...ta dificil..mais to lutando pra melhorar...brigas são futeis quando não valem a pena...espero que melhore...to muito mals com o que esta acontecendo e realmente espero que não acabe mau tudo isso!!!!
bjs te amo muito